Exames

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus e que contem em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.

O exame é um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto. Ele serve também para encontrar pólipos, inflamações, tumores, úlceras e outras alterações.

A colonoscopia exige uma preparação pré-exame, geralmente indicada pelo médico e que consiste no esvaziamento de todos os sólidos do trato gastrointestinal por meio de uma dieta líquida que pode ser realizada por um a três dias antes do procedimento. O paciente também não deverá ingerir líquidos que contenham corantes vermelho ou roxo. O médico ainda pode indicar um laxante ou lavagem se necessários.

É importante que o paciente informe ao médico sobre remédios e suplementos que toma regularmente, além de outras informações relacionadas à sua saúde.

Para o exame o paciente é levemente sedado, em alguns casos a sedação pode ser mais intensa, exigindo que o mesmo fique de repouso após o procedimento, por isso é indicado a presença de um acompanhante.

Para a maioria das pessoas, a colonoscopia de rotina é indicada a partir dos 50 anos de idade. Em casos de histórico familiar de câncer colorretal, doença no intestino ou outros fatores de risco, o médico deve orientar o paciente com relação à frequência com que deve fazer o exame.