Exames

Phmetria

Por meio da phmetria esofágica se mede a acidez do refluxo ácido do estômago para o esôfago e faringe. O exame consiste na medição do pH intraesofágico durante um período contínuo de 24 horas e sua correlação com eventos cotidianos como alimentação, posturas, sintomas, sono entre outros fatores.

O exame é simples, mas pode gerar algum desconforto e restrições passageiras. Não exige preparação prévia. O médico deve recomendar somente que seja feito jejum de seis horas e a suspensão de medicamentos que o paciente esteja tomando para problemas gastrointestinais. Deve se evitar ingerir também alimentos muito quentes, frutas cítricas, bebidas gasosas, chá preto ou mate, café, fumo e bebidas alcoólicas.

A phmetria esofágica auxilia no esclarecimento de casos de tosse crônica, disfagia (dificuldade para engolir), odinofagia (dor para engolir), vômitos ou náuseas repetidos, dor torácica de origem não cardíaca, regurgitação alimentar entre outros problemas.

O exame não exige sedação. É feita anestesia local na narina e na garganta, em forma de gel ou spray. Na sequência, com o paciente sentado, o medico introduz, através da narina, uma sonda flexível até que a mesma atinja a faringe e depois o estômago.

Posteriormente a primeira sonda é removida e outra, mais fina, que possui sensores que registram o pH, é passada pela narina e posicionada a cinco centímetros acima da cárdia. Depois de fixada à narina nesta posição, a sonda é ligada a um Holter (dispositivo portátil que monitora continuamente o pH local do paciente por 24 horas ou mais).

Normalmente a passagem da sonda dura cerca de 15 minutos, mas o paciente deve permanecer com a mesma por 24 horas, retornando ao hospital ou clínica no dia seguinte para que a sonda seja retirada e o Holter recolhido.

Durante o tempo em que estiver com o equipamento, o paciente poderá dar continuidade as suas atividades cotidianas normalmente. É indicado também que o mesmo registre os horários em que se alimentou, dormiu ou acordou, eventuais sintomas e se em determinados momentos estava deitado, sentado ou em pé entre outras observações.

É importante que estes dados sejam relatados corretamente, pois serão analisados pelo médico.