Centro de Tratamento de Obesidade Dois Pinheiros

Especialidades

Endocrinologia:

O endocrinologista é o médico indicado para realizar a avaliação clínica inicial e o acompanhamento de todo o paciente obeso a fim de pesquisar e tratar doenças relacionadas à obesidade como diabetes, hipertensão e esteatose hepática, bem como eventuais distúrbios hormonais e metabólicos que possam estar contribuindo para essas condições.  Através do exame físico e complementares traça-se uma estratégia para perda de peso dependendo de cada caso.  

Nutricionista:

A reeducação alimentar é fundamental para alcançar e manter o peso desejado no longo prazo. Diminuir progressivamente o consumo de alimentos ricos em amido e açúcar é de suma importância. Dar prioridade para o consumo de alimentos mais nutritivos e não processados como carnes, ovos, verduras, castanhas e frutas irá otimizar o metabolismo, auxiliando no emagrecimento. 

Medicação: 

O tratamento medicamentoso da obesidade deve sempre visar auxiliar no processo de mudança de estilo de vida e facilitar a adaptação a mudanças dietéticas. Assim, a farmacoterapia deve servir apenas como auxílio ao tratamento dietético e não como estrutura principal do tratamento da obesidade. 
Cabe ao médico endocrinologista definir, de acordo com as características de cada paciente, qual a classe de medicamentosa será mais útil no processo de perda de peso. 

Balão Intragástrico:

O Balão intragástrico é um tratamento da obesidade que utiliza uma prótese de silicone na forma de um balão, que é colocado por endoscopia sob sedação. O balão é colocado vazio no estômago e insuflado com soro fisiológico e corante azul de metileno. Se o balão romper o corante azul é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul . Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer. O tratamento e temporário e o balão deve ser retirado (também por endoscopia) em um prazo de 6 meses. O Balão provoca uma sensação de saciedade com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos e diminui assim a fome. Proporciona um emagrecimento rápido quando associado exercícios físicos e reeducação alimentar. 

Quem pode colocar o balão?
Basicamente qualquer paciente com IMC entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

Vou sentir alguma coisa?
Sim, é muito comum o paciente passar por uma fase de adaptação. Quatro a seis horas após a colocação , a maioria dos pacientes apresentam náusea, vômitos e sensação de peso causando desconforto importante. Todos estes sintomas são tratados com medicação oral e endovenosa e devem passar em dois ou três dias. Se o paciente não se adapta à presença do balão, é realizado novo exame de endoscopia para sua retirada.

 Cirurgia:

A mais realizada: Bypass Gástrico (Fobi-Capella)
Bypass gástrico ou gastroplastia com derivação em "Y" de Roux ou, como é mais conhecida no Brasil, a Cirurgia de Capella, é o "procedimento de redução do estômago" mais utilizado nos Estados Unidos e no Brasil. Esta técnica possui um componente principal restritivo, diminuindo consideravelmente a quantidade de alimento necessária para proporcionar saciedade, e requerendo mudança no padrão de comportamento alimentar (mastigar bem o alimento, comer lentamente, e ingerir pequena quantidade de cada vez). Por outro lado, pelo fato do alimento não passar pela maior parte do estômago e pelo duodeno, caindo direto no intestino delgado, o bypass gástrico traz alguns mecanismos adicionais que levam a um controle maior do apetite e a uma perda de peso mais rápida e mais intensa do que nos procedimentos puramente restritivos. O Bypass Gástrico proporciona um emagrecimento rápido e com saúde se aliado a uma mudança de hábitos alimentares. Está indicado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 ou acima de 35 com comorbidades. Suplementação vitamínica e protéica no pós-operatório é de extrema importância e deve ser realizada pelo resto da vida conforme orientada pelos membros da equipe. 

Reuniões do Grupo

As reuniões mensais do grupo possibilitam o esclarecimento de dúvidas, palestras técnicas de membros da equipe, troca de experiências e relatos dos participantes e seus familiares.