Centro de Tratamento de Obesidade Dois Pinheiros

Vacina previne herpes zóster em idosos

A herpes zóster é uma doença causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo causador da catapora e estima-se que mais de 90% dos brasileiros tenham o vírus.
A doença poderá atingir pessoas que em algum momento tiveram catapora e o vírus permaneceu no corpo, como explica a médica do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Anna Letícia Yanai. “O vírus permanece adormecido após o tratamento da catapora e volta a atacar anos mais tarde, portanto o alvo da doença são os idosos”, informa a médica. 
Nesta fase, os nervos são afetados, o que causa uma dor muito forte, podendo se tornar crônica. Há também o surgimento de bolhas na pele (popularmente conhecidas como cobreiros), mais frequente no tronco e no rosto, concentrada em apenas um dos lados do corpo. 
Quanto mais idoso, maior a chance do vírus atacar, já que a imunidade do organismo tende a uma diminuição natural devido à idade. “Uma das formas de prevenção é a vacina, indicada para pessoas acima de 50 anos”, reforça Anna Letícia. 
A vacina é aplicada em dose única, composta por vírus vivo atenuado que estimula uma resposta imunológica do corpo. Os possíveis efeitos colaterais são dor ou vermelhidão no local da aplicação. “A vacina aumenta a imunidade. Consideramos que essa imunidade seja o mecanismo que protege o organismo contra a herpes zóster e suas complicações”, enfatiza a médica. 
Vale ressaltar que o vírus da catapora é o mesmo da herpes zóster, porém, as doenças são distintas. Assim como difere também do herpes comum. “Em caso de qualquer dúvida, a pessoa deve procurar um médico especialista que avaliará seu perfil e indicará o melhor tratamento”, finaliza Anna Letícia. 
A vacina contra a herpes zóster está disponível na Sala de Vacinas do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. 

 

| Carol Scandolara/BW Comunica