Centro de Tratamento de Obesidade Dois Pinheiros

Triagem do projeto De Olho no Futuro irá avaliar cerca de 1,7 mil alunos

As triagens do Projeto De Olho no Futuro devem ser concluídas até o final do mês de maio. Ao todo 1.756 alunos do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Sinop (MT) passarão pela avaliação das equipes do projeto, formadas por acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Nesta primeira fase do projeto, estudantes de 15 escolas municipais e nove estaduais passarão pela triagem oftalmológica que consiste em um exame clínico inicial, no qual se observam sinais como vermelhidão, conjuntivite, coceira, secreção e dor de cabeça. As crianças que apresentarem algum dos sintomas serão encaminhadas para as consultas com médicos oftalmologistas, que serão realizadas no dia 25 de junho, no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, das 07h às 17h, como informa a coordenadora do projeto, Aline Morandi Alessio. “Estamos na terceira edição do projeto, que envolve em torno de 100 acadêmicos da UFMT, professores, médicos oftalmologistas, secretarias de Saúde e Educação, Casa da Amizade e iniciativa privada. Após as consultas, os alunos que necessitarem receberão ainda as doações de óculos de grau”, complementa Aline.

 

Na edição passada, 344 alunos foram encaminhados para consultas oftalmológicas com os médicos Douglas Yanai, Fabiola Roque, Rafael Melhado, Pricila Melhado e Linameli Pazin Anschau. Destes, 61 receberam a doação de óculos de grau, feita pela Casa da Amizade.

 

O aluno José Daniel, diagnosticado com Catarata Congênita e que tinha apenas 10% da visão, passou por duas cirurgias, por meio do projeto em 2016, como destaca o médico oftalmologista Douglas Yanai. “O resultado desses procedimentos, uso de óculos de grau e acompanhamento oftalmológico, até o momento, foi a recuperação de cerca de 60% da visão do José Daniel, um avanço que deve prosseguir. A expectativa é de que ele consiga recuperar 80% de sua visão”, afirma o médico.

 

Além das consultas com os alunos, o projeto realiza ainda, no dia do atendimento no hospital, atividades complementares para os pais, familiares e acompanhantes como testes de diabetes, exames de pressão arterial, IMC e orientações de higiene bucal.  

 

O projeto De Olho no Futuro é idealizado pela UFMT e diretoria do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. São parceiros do projeto Casa da Amizade, Unimed, Unicred, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e BW Comunica.


O apoio é da Nilson Jóias.

| Luciano Vendrame/BW Comunica