Home Trabalhe Conosco Contato

Centro de Tratamento de Obesidade Dois Pinheiros

Quarta edição do projeto De Olho no Futuro será em Junho

O mutirão oftalmológico da 4ª edição do projeto De Olho no Futuro já tem data definida, será no dia 13 de junho de 2018, nas dependências do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros.

Dois mil e quarenta e um alunos da primeira série de 22 escolas entre municipais e estaduais de Sinop-MT, com faixa etária de seis e sete anos começam a passar pela triagem nas salas de aulas.

A expectativa é que sejam entregues cerca de 80 óculos ao final do projeto, segundo Douglas Yanai, professor e médico oftalmologista. "A perspectiva se renova a cada ano para que possamos, de novo, fazer a diferença na vida dessas crianças, que muitas vezes não precisam de óculos, mas que descobrimos um estrabismo, alergia ou outras queixas que também precisam ser tratadas", disse Yanai.

O oftalmologista relata que há um retorno dos pais das crianças atendidas e que as diferenças podem ser sentidas na escola, em casa e na convivência com os colegas. "Crianças que antes eram consideradas tímidas passaram a ser mais espontâneas. A partir do momento que você não tenha mais dificuldade visual isso permite uma interação social muito maior e um aprendizado mais tranquilo", frisa.

Segundo o professor Mário Sugizaki, um dos idealizadores do projeto, 15 professores e 100 acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estarão trabalhando voluntariamente no mutirão. Esta edição também receberá grande apoio das secretarias de Educação e Saúde. "No dia, além do exame oftalmológico para as crianças, as famílias também recebem atendimentos como teste de glicemia, aferimento de pressão, pesagem e altura para fazer o IMC, vacinação, orientação bucal e triagem oftalmológica para o acompanhante. Tudo com encaminhamento pela Secretaria de Saúde.", ressalta Sugizaki.

A acadêmica do 5º ano do curso de Farmácia, Marfrânea Souza, participa pela segunda vez do projeto. "Esse projeto de extensão aproxima o aluno da universidade com a comunidade e isso é fundamental para o nosso processo de construção do indivíduo na sociedade. Eu vou fazer novamente porque aprendo algo diferente e acabo levando algo a mais para a escola também e isso é enriquecedor", encerra.

As escolas que serão triadas pela equipe do projeto são:

EMEB Professor Jurandir L. de Mesquita

EMEB José Reinaldo de Oliveira

EMEB Rodrigo Damasceno

EMEB Basiliano do Carmo de Jesus

Edina Dalabetta

EMEB Aleixo Schenatto

Maria de Fátima

EMEB Silvana

EMEB Uilibaldo Vieira Gobbo

Rene Menezes

EMEB Armando Dias

Paulo Freire

EMEB Rodolfo Walter Kunze

Carlos Drumond/Gleba Mercedes

EMEB Ana Cristina de Sena

EMEB Leni Terezinha Benedetti

EMEB Paraiso/Taciana

EMEB Sadao Watanabe

Nossa Senhora da Glória

EMEB Aparecido Amaro de Souza

Dijalma Guilherme

EMEB Lizamara Aparecida O. de Almeida

São parceiros do Projeto de Olho no Futuro Rotary Clube de Sinop Teles Pires, Óticas Carol, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Unimed, Unicred, Hospital Dois Pinheiros, Universidade Federal de Mato Grosso, Studio Mega e BW Comunica.

| Carol Scandolara/BW Comunica