Home Trabalhe Conosco Contato

Centro de Tratamento de Obesidade Dois Pinheiros

Óculos são entregues em última fase do Projeto De Olho No Futuro

A 4ª edição do Projeto De Olho no Futuro teve seu encerramento nesta quarta-feira (08), com a entrega de 73 óculos, na Escola Municipal Rodrigo Damasceno.

O projeto triou 2.058 alunos das redes municipais e estaduais de Sinop (MT) e realizou a avaliação oftalmológica em 308 crianças no mutirão, realizado no dia 13 de junho.

Neste ano, segundo o médico oftalmologista Douglas Yanai, foi detectada uma quantidade maior de crianças com graus mais elevados. "Vimos algumas com astigmatismo na faixa de três, quatro graus ou maiores. Também encontramos mais casos de hipermetropia e miopa elevadas, mas que podem ser corrigidos com o uso do óculos", explica Yanai.

A auxiliar financeira Mônica Pagani, mãe das gêmeas Juliana e Geovana, de 06 anos, descobriu na ação, que as duas filhas precisariam de óculos já com graus mais elevados. "A Juliana tinha rinite alérgica, mas não sabia que tinha dificuldade na visão, então ela fez a consulta e identificaram o problema. Já com a Geovana fomos pegos de surpresa e graças ao projeto conseguimos ver mais cedo a real situação das duas", destaca Pagani.

Além das consultas oftalmológicas com os alunos, foram realizadas também atividades complementares para os familiares e acompanhantes como teste de glicemia, exames de pressão arterial e Índice de Massa Corpórea (IMC).

A ação envolveu 10 professores e 50 alunos da UFMT, dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem e os médicos oftalmologistas do corpo clínico do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Douglas Yanai, Fabíola Roque, Rafael Melhado e Linameli Pazin Anschau.

O projeto Farmácia Solidária, da UFMT, também esteve presente. O Rotary Clube de Sinop Teles Pires, que auxiliou em todo o suporte na alimentação das crianças e acompanhantes, também foi responsável pela doação dos óculos dos alunos em parceria com a Óticas Carol.

O projeto teve ainda apoio da BW Comunica, Cartão Viva Mais Dois Pinheiros, Posto Capital, secretarias de Saúde, Educação e Esporte, que disponibilizaram oito servidores da gerência de esportes e 15 da educação, Studio Mega, Unicred e Unimed.

| Carol Scandolara/BW Comunica