Pediatra esclarece duvidas sobre colocação de brinco em bebês

Entre as diversas duvidas que surgem na maternidade está a de como e quando furar a orelha do bebê para por brincos, no caso de mães de meninas. 
A pediatra do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Anna Letícia Yanai, esclarece que o recém nascido pode ter as orelhas furadas já na maternidade. “É um procedimento no qual não se utiliza anestesia. O bebê deve sentir um desconforto normal. Não se deve furar a orelha da criança em casa. O ideal é que o procedimento seja feito por um pediatra, enfermeiro ou farmacêutico com experiência”, reforça a médica. 
A higienização do local com álcool 70% é essencial para evitar a proliferação de bactérias, mantendo o furo bem sequinho e livre de secreções. “Girar com cuidado o brinco algumas vezes por dia e fazer movimentos pra frente e para trás pode evitar que o acessório grude na orelha do bebê, além disso, essas ações podem ajudar na cicatrização. Caso a criança apresente qualquer reação alérgica o indicado é buscar um pediatra”, acrescenta Anna Letícia.
Os modelos de brincos mais indicados são os de bolinha e bichinhos, de preferência sem pontas. Evite argolas e os de pingentes, estes podem enganchar nas roupas, puxar e acabar machucando o bebê. 
Os materiais mais indicados são os de aço inox (esterilizados), de ouro e folhados a ouro por oferecem menos riscos de alergia. “Não existe uma idade determinada para que a criança tenha a orelha furada. Isso vai depender da decisão dos pais, porém quanto mais tempo de vida tiver a criança é natural que ela expresse o desconforto de uma maneira mais intensa ao perfurar a orelha”, observa a pediatra. 
O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros oferece o serviço de colocação de brinco para os bebês que nascem no hospital. A instituição trabalha com o System75, referência mundial em perfuração de orelhas e que possui dispositivo com brinco esterilizado e antialérgico. A colocação é rápida, precisa e indolor, sem incomodar a criança.  

 

0000-00-00 00:00:00 | Nara Vendrame/BW Comunica