Sociedade Brasileira de Pediatria disponibiliza novo calendário de vacinação

Os pais devem ficar atentos às alterações no calendário de vacinação. O documento está disponível para consulta no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e foi elaborado pelo Departamento Científico (DC) de Infectologia.
Uma das novidades é a vacinação contra a Meningite Meningocócica ACWY, que antes era feita com um ano de idade e agora a criança pode receber a vacina a partir dos três meses de vida, como explica a enfermeira do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Maria Voltolini. “Anteriormente, aos três meses era feita a Meningocócica C, que imunizava somente contra os tipos de meningite do grupo C. Agora, pode se fazer diretamente a Meningocócica ACWY, quadrivalente, que abrange quatro tipos da doença, sendo bem mais completa”, informa a enfermeira. 
A primeira dose da vacinação contra a Meningite Meningocócica ACWY deve ser feita aos três meses e na sequência com cinco meses, um ano, quatro anos e a dose final com 11 anos de idade. 
A vacina já está disponível na Sala de Vacinas do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. 
 
Doença – A Meningite Meningocócica é altamente contagiosa, com consequências potencialmente incapacitantes, como surdez, epilepsia e outras desordens neurológicas e em casos graves, pode até ser fatal. O maior risco de contrair a doença é em crianças e bebês nos primeiros quatro anos de vida, com um segundo pico em adolescentes. Certos grupos, como os viajantes para áreas com níveis endêmicos de doença meningocócica ou exposição a situações de superlotação, podem estar em maior risco de doença meningocócica.
 
Confira o novo calendário de vacinação em: 
http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/Calendrio-de-Vacinao-da-SBP-2016.pdf

 

0000-00-00 00:00:00 | Nara Vendrame/BW Comunica