Vacina contra H1N1 está disponível na Sala de Vacinas do Dois Pinheiros

A Sala de Vacinas do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros disponibiliza a vacina quadrivalente contra a gripe H1N1. A imunização compreende uma dose anual, exceto para crianças com até três anos de idade que devem receber duas doses da vacina. 
Idosos e gestantes estão entre os grupos prioritários que devem se atentar para a defesa contra a doença, uma vez que as complicações desse tipo de gripe costumam ser mais comuns nestas pessoas. Cerca de 7% da população brasileira é formada por indivíduos com idade acima de 60 anos. Envelhecer com saúde deve ser prioridade, destaca a médica Anna Letícia Yanai. “A gripe H1N1 pode evoluir para complicações como pneumonia, sinusite, desidratação entre outros fatores. O uso da vacina diminui também os índices de internação desse público”, complementa a médica. 
É recomendado que todas as mulheres grávidas e que tenham tido bebê há menos de 45 dias tomem a vacina contra o vírus Influenza H1N1. “Nas gestantes, além de complicações, esse tipo de gripe pode causar o parto prematuro, pondo em risco a saúde da mãe e do bebê. Mulheres que acabaram de dar a luz também ficam mais vulneráveis às complicações”, ressalta Anna Letícia. 
Formas de Transmissão da doença
A forma mais comum é a transmissão direta de pessoas para pessoa, por meio de gotículas de saliva, expelidas ao falar, ao tossir e espirrar. Outra forma é pelo contato (indireto), por meio das secreções de pessoas doentes. Nesses casos, a mão é o principal veículo transmissor do vírus, ao favorecer a introdução de partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.
Sintomas 
Febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. 

Prevenção 
Além da vacina, alguns hábitos contribuem para prevenir a doença. É fundamental higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Lembre-se de retirar os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos. 
Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca e também aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

A vacina contra a gripe H1N1 tinha ficado indisponível no início do ano devido à falta de produção, mas voltou a ser produzida e está novamente disponível no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros para aqueles que não tiveram a oportunidade de serem imunizados na época. 

0000-00-00 00:00:00 | Nara Vendrame/BW Comunica