Responsabilidade Social

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros desenvolve e apoia ações e projetos sociais desde sua fundação, em 1979, sempre com o objetivo de levar mais qualidade de vida a comunidade, informação qualificada e diferenciada e atendimento humanizado.

Com mais de 22 mil partos realizados no hospital, o Dois Pinheiros desenvolve ações específicas voltadas para as mães e seus bebês. Periodicamente a instituição promove o Curso de Gestantes, no qual profissionais das áreas de pediatria, odontopediatria, enfermagem, periodontologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição orientam, tiram duvidas e informam pais e mães. No curso, a gestante também aprende a importância da amamentação, os primeiros cuidados com o bebê, a ter uma boa alimentação e sobre como cuidar dela mesma. No caso dos pais, a importância da participação se deve ao fato deles entenderem o que a mãe passa durante este período, como lidar com esse momento e auxiliar nos cuidados com a gestante e a criança.

As mães também podem ser atendidas pelo projeto Amamente que atua dentro do Dois Pinheiros. 

O hospital também desenvolve um projeto especial chamado Dia do Bebê. Uma vez por mês uma equipe multidisciplinar de profissionais fica a disposição para esclarecer dúvidas sobre amamentação, audição, primeiros cuidados e outras duvidas com relação à saúde do bebê. Neste dia também é realizado gratuitamente, para as crianças nascidas no hospital, o Teste do Olhinho. O encontro faz parte do Programa de Saúde do Bebê e tem como objetivo valorizar a prevenção e saúde do recém-nascido.

Em parceria com a UFMT, a direção do Dois Pinheiros encabeça o projeto De Olho no Futuro, que atende alunos da rede municipal de ensino com avaliação e posteriormente consultas oftalmológicas. A presença de outros parceiros também propicia a doação dos óculos para os estudantes que necessitarem.

Além do projeto desenvolvido em conjunto com a Universidade, profissionais do Dois Pinheiros ainda atuam em outros serviços sociais da instituição, como o UFMT Solidária e outros eventos.

Profissionais do hospital também realizam palestras sobre assuntos diversos relacionados à área de saúde em eventos promovidos pelo próprio Dois Pinheiros ou por meio de convite de outras instituições. Um exemplo são as atividades realizadas durante o Outubro Rosa, que incluem ações em escolas e igrejas da comunidade.