| hospital

História | Três décadas transformando vidas

Em 1979 a avenida dos Tarumãs era o limite de Sinop. Dela em direção a Cuiabá só se via mato. Em direção ao centro da cidade tinham algumas casas em meio ao barro nas ruas inacabadas. Foi na esquina da avenida com a rua das Orquídeas que os médicos Jorge Yanai e Astrogildo Oliveira decidiram construir o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, que hoje é referência para a região Norte de Mato Grosso.

Jorge Yanai conta que não via dificuldades em construir um hospital em uma área ainda desabitada. Enxergava o futuro e esperava o desenvolvimento da cidade.

“Quando conheci Sinop vi um potencial enorme e decidi investir aqui. Só que a cidade estava em formação e tive que usar um estratagema para convencer minha esposa vir. Peguei uma foto de Campo Grande e disse que era Sinop. Ela gostou e veio. Levou um susto, mas não se arrependeu”, lembra bem humorado.

Outra história real que parece anedótica foi em relação à doação do terreno para a construção do Hospital Dois Pinheiros. Segundo Yanai, o colonizador, Ênio Pipino, ficou espantado com o pedido.

“Seu Ênio me pediu que espaço eu precisava para construir o hospital. Disse que uma quadra era o suficiente. Ele se espantou com o pedido. É que eu não sabia que se tratava de uma super quadra como são todas aqui em Sinop”, explica.

O fato é que a área foi doada. O Hospital Dois Pinheiros foi construído, foi o primeiro a atender pelo INAMPS em 1981 (atual SUS) e já contribuiu para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas.

“Já fizemos mais de 22 mil partos no Hospital Dois Pinheiros. É uma parte considerável de ‘filhos’ que temos em uma cidade com 115 mil habitantes. São coisas como essas que nos enchem de orgulho e que nos dão motivação para melhorarmos sempre”, finaliza o diretor técnico, Douglas Yanai.

Quem Somos

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros foi fundado em 1979, com recursos próprios, e inaugurado em dezembro daquele ano, no município de Sinop, em Mato Grosso, na época distrito de Chapada dos Guimarães. Seus idealizadores foram Dr. Jorge Yanai e Dr. Astrogildo de Oliveira.

Foi criado como um Hospital Geral, com finalidades preventivas e curativas, conforme os recursos da época. Hoje, melhor estruturado, com corpo clínico ampliado, mantém o mesmo objetivo, porém, está aberto a novas idéias.

Com fins lucrativos, os recursos financeiros são reaplicados na própria estrutura funcional, beneficiando com isso a segurança e o bem estar da população.  Atualmente, a empresa é gerida pelos empresários Jorge Yanai, Douglas Yanai e Anna Letícia Yanai.

Estrutura

Sala de Vacinas

Para facilitar o processo de prevenção de doenças do bebê, crianças, adultos e idosos, oferecer mais conforto e confiabilidade, o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros conta com uma completa Clínica de Vacinas, um centro credenciado em imunização.

As vacinas disponíveis são produzidas por centros especializados e incluem também as vacinas contra Catapora (varicela), Hepatite A e HPV (vírus responsável por casos de câncer do cólo uterino), disponíveis apenas em clínicas particulares.

Todo o material de imunização é armazenado conforme recomendações da Vigilância Sanitária, obedecendo a padrões de higiene e controle de temperatura.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone 9988 0237.

Centro de Diagnóstico por Imagem

A fim de modernizar o atendimento, o Hospital Dois Pinheiros dispõe de Centro de Diagnóstico por Imagem com estrutura própria e independente em anexo. Nele são realizados exames como Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Axial Computadorizada, Mamografia Digital, Radiografia e Ultrassonografia.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Dois Pinheiros toma algumas medidas preventivas para garantir a segurança do paciente e excelência dos procedimentos cirúrgicos realizados. Dentre elas estão o agendamento de cirurgia, recepção do paciente, check-in no Centro Cirúrgico e verificação de eventuais problemas com materiais, equipamentos ou horários.

Banco de Sangue

É o setor responsável pela coleta, armazenamento e transfusão de sangue e/ou seus componentes nos pacientes em tratamento. A doação de sangue pode salvar uma vida, por isso, em breve, o Banco de Sangue contará com equipe de profissionais qualificados para desempenhar essas atividades com a excelência pela qual o Hospital Dois Pinheiros é conhecido.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

A UTI surgiu da necessidade de oferecer um suporte maior para pacientes em estado potencialmente grave, que com atendimento intensivo tenham capacidade de se recuperar. Em breve, o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros terá  dez leitos com unidade completa em ambiente reservado que oferece monitoria e vigilância para seus pacientes por meio de equipe multidisciplinar disponível 24h. Atualmente, existem dois leitos de estabilização para cuidados intensivos.

Internação

A preocupação do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros é oferecer um atendimento humanitário, acolhendo pacientes e acompanhantes com toda a atenção que merecem. Quanto às acomodações, podem ser: quarto ou suíte, todas com itens de conforto como frigobar, ar-condicionado e internet.

Conheça nossa estrutura

O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros trabalha para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, tudo isso em ambiente humanizado e confortável. Com mais de 20 anos de atuação tornou-se Hospital de referência em Sinop e região.

Atualmente realiza procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade e tratamento clínico infantil e adulto. Além disso, conta com Leitos de Estabilização, completa Sala de Vacinas, Cento de Diagnóstico por Imagem e Pronto Atendimento com plantão de 24 horas. Para o próximo ano contará também com Unidades de Terapia Intensiva e Banco de Sangue.

Guia de Internação

O momento da internação exige alguns cuidados necessários para evitar contratempos. Pensando nisso, o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros disponibiliza um Guia de Internação para que tudo ocorra da maneira mais tranquila possível.

Confira algumas dicas para evitar imprevistos na internação: 
 
Para realizar a internação é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
* RG e CPF do paciente e do acompanhante
* Cartão do convênio (quando conveniado)
* Solicitação de internação (fornecido pelo médico)
* Informar dados pessoais como endereço e telefone
  
Recomendações importantes 
 
Para internações pré-agendadas é necessário chegar à internação com pelo menos uma hora de antecedência para a realização dos processos administrativos.
Caso deseje optar por uma acomodação superior àquela autorizada por seu plano de saúde informe-se antecipadamente sobre eventuais mudanças que podem ocorrer na sua internação.
  
O que levar

* Enxoval do paciente (incluindo materiais de higiene pessoal como escova de dentes, sabonete, shampoo, absorventes, etc). Não é necessário levar toalhas de banho ou lençóis.
* Documentação necessária (descrita acima).

O que evitar
  
* Comida (devido a dieta específica dos pacientes)
* Presença de animais de estimação
* Visita de crianças menores de 12 anos
* No caso do paciente, evitar uso de acessórios como brincos ou piercings, jóias ou esmaltes.
 

Destinação de Resíduos

A responsabilidade ambiental é um dos pilares do Hospital Dois Pinheiros, prova disso são as ações efetivas na coleta e destinação dos resíduos hospitalares produzidos. O Hospital segue à regra o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, conjunto de procedimentos que exige o correto gerenciamento dos resíduos produzidos.

Em parceria com a Máxima Ambiental, empresa responsável por dar a destinação correta do lixo gerado, o Hospital Dois Pinheiros preocupa-se em coletar e separar adequadamente cada tipo de resíduo.

A efetivação do Plano consiste na análise, organização da forma correta de manuseio de cada resíduo, geração e destinação final, seguindo a legislação.